quarta-feira, 24 de janeiro de 2018





Todos os dias eu recebo e-mail de pessoas do mundo inteiro que tem vontade de começar a costurar suas próprias roupas, eles procuram dicas de costura para iniciantes. Algumas pessoas querem apenas um hobby, uma terapia. Outras pessoas buscam uma forma de expressão, querem costurar o mundo que vive em sua cabeça e coração. Outras pessoas procuram uma profissão, são pessoas que normalmente tem um sonho e querem transformar ele em projeto nesse exato momento!

Para todas essas pessoas eu tenho 6 dicas que vão fazer toda a diferença em seus caminhos!



1- Tenha paciência
Decidi colocar essa dica em primeiro lugar porque a paciência tem que andar de mãos dadas com a costura sempre. É por isso que muitas pessoas usam essa técnica para desacelerar e como terapia.
Mas eu quero principalmente falar sobre ter paciência com os erros. É comum a gente errar bastante, e isso não é privilégio dos iniciantes. Mas vejo por aqui algumas pessoas que se irritam por não conseguir deixar uma peça perfeita de primeira. A costura, assim como outras habilidades, é uma mistura de esforço, treino e paciência. Se você unir esses três, em bem pouco tempo vai poder se orgulhar de suas peças, acabamentos e técnicas. Acredite em você!

2- Conheça e participe dos grupos de costura do Facebook
Eles são uma perdição, dá para passar muito tempo vendo e revendo dicas de pessoas reais, costureiras cheias de experiência e gente de bom coração querendo ajudar. Você pode fazer perguntas, mas o mais legal é que às vezes acaba aprendendo com perguntas dos outros, coisas que você nem sabia que queria aprender… hahaha

3 –  Tenha um lugar específico para costurar
E todos os seus materiais a mão. É muito mais estimulante e produtivo costurar em um ambiente organizado e otimizado. E se você puder deixar ele lindo e aconchegante com aqueles detalhes que fazem bem aos olhos e ao coração, fica ainda melhor.
4- conheça e frequente uma loja de retalho de tecidos
Sempre dou essa dica. É uma delícia passear com uma peça de roupa costurada pela gente, mas se a matéria prima custar somente R$ 5,00 por exemplo, o valor dessa peça vai ser ainda maior! Pelo menos assim funcionam as coisas para mim.
Sem falar que costurar com retalhos é uma forma de cuidar um pouco mais de nossa sustentabilidade!

5- ACESSÓRIOS BÁSICOS:
Aqui vou listar alguns acessórios básicos para você comprar e fazer seu primeiro estoque de costureira:
– Tecidos: Ao escolher um tecido eu sempre faço assim: escolho o tecido principal e levo mais dois que tenham haver com aquele primeiro. Faço isso pois tem muita gente que vai comprando muito o tecido principal e se esquece dos outros. Tente comprar como os tecidos segundários poás (aqueles de bolinhas), xadrez, listrado, liso..
– Cortador: Toda costureira que faz patchwork vai precisar de um cortador circular. Esse cortador tem de vários tamanhos, como vai ser sua primeira compra, sugiro o de 45mm – cuidado! Esse cortador é muito afiado. Não o deixe aberto e longe das crianças.
– Base de corte: Como você comprou um cortador circular, você vai precisar de uma base de corte para poder passar o cortador, pois como ele é muito afiado, vai precisar de uma base para usá-lo.
– Tesoura: Uma tesoura sempre é necessário.. mas essa tesoura deve ter um bom corte e não utilize essa mesma tesoura para cortar outras coisas que não sejam tecidos para não perder o corte.
– Giz: Esse giz serve para você riscar o que vai cortar. Tem gente que usa caneta, mas dependendo da peça, se usar a caneta não vai sair. Giz normal sai com a lavagem, mas também existe no mercado giz de água que sai com água passada com cotonete.
– Régua: Você vai precisar de uma régua para patchwork.. ela tem muitas marcações diversas que vão te ajudar na hora de riscar os tecidos.
– Linha: A linha sugiro que você compre uma preta e branca de início, que são as cores mais usadas. Algumas pessoas utilizam carretel de linha tradicional, aquele pequeno que todas nós conhecemos. Outras, já utilizam de cones grandes pois a linha acaba muito rápido a de carretel pequeno.
– Abridor de casas: Ele serve para você desfazer aquela costura errada facilmente.
– Alfinetes: Recomendo que você utilize o famoso alfinete de flor.. ele ajuda a quando você alfinetar um tecido e colocar a régua por cima, a régua não deslizar fácil como se usasse um alfinete normal com a cabeça arredondada.
– Bobina: Para cada linha que você usar, vai precisar de uma bobina diferente, pois não podemos misturar as linhas na mesma bobina. Então deve comprar uma bobina para cada linha que comprar.

6 – Não tenha medo de parecer ridículo 
Essa dica vale para a costura, mas vale muito mais para a vida! Quantas vezes você deixou de realizar alguma coisa por medo de parecer ridículo? Por medo de não agradar os outros? Por medo de fracassar?
Quer saber? Todo mundo sente esse sentimento. A diferença é que uns encaram e outros se escondem atrás de várias desculpas. Em que time você está?
E mais uma vez, muito obrigada meus amigos, é uma delícia aprender a costurar todos os dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário